Minha história

Esta será sempre a primeira postagem.

As atualizações virão abaixo desta.


Meu nome é Daniel Falcão e sou formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho. Em 1988, aos 14 anos de idade, comecei a praticar karate, no bairro da Tijuca (Rio de Janeiro). Quatro anos depois (ainda faixa verde), comecei a ensinar crianças de 5 a 12 anos de idade. Hoje, sou faixa preta 2º dan pela Associação Ronin de Karate do Professor Daniel Caputo.

Em março de 2000 ganhei de aniversário a notícia de que estava com Leucemia Linfóide Aguda (LLA). Passado o primeiro susto e algumas explicações percebi que a doença É TRATÁVEL: pode demorar um pouco, mas o índice de cura varia de 80% a 90%. Fui encaminhado ao médico DR. DANIEL TABAK (a quem devo minha vida), que é um dos melhores do país, para o início do tratamento quimioterápico.

Depois de vários exames descobriu-se que minha irmã poderia ser doadora da medula óssea então em julho de 2000 realizei o TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (TMO) pelo INCA - Instituto Nacional do Câncer. O INCA, ao contrário do que muitos pensam, é um hospital de primeiro mundo. Tudo é gratuito, a equipe médica é excelente e possuem todos os equipamentos necessários.

A fase pós-transplante requer alguns cuidados no início: não poder sair de casa durante algum tempo, não ir à a Shoppings, cinemas e ambientes fechados; utilizar máscara; tomar medicação diariamente e outros. Lembre-se: o cantor José Carreras teve leucemia recentemente e hoje ele patrocina um centro de transplantes na Espanha.

Resumindo o que Domenico De Masi escreveu em seu livro "O ÓCIO CRIATIVO": temos que desfrutar da nossa vida com qualidade. Não adianta ocupar o dia inteiro com atividades e não dedicar um tempo a você mesmo, ou seja, temos que cuidar do nosso corpo e da nossa mente. E esta é uma grande dica: LER. Como eu não podia sair de casa, fiquei lendo diversos livros e me atualizei pela internet. Hoje em dia é fundamental aumentar o seu conhecimento.

No dia 29 de junho de 2005, recebi uma homenagem sem tamanho e sem precedentes pelo Professor Daniel Caputo da Associação Ronin. Durante a festa do 6º aniversário da Associação, realizada na Academia Moving, o Dojo, que havia sido reformado, recebeu meu nome: "Sala de Karate Daniel Falcão" e fui graduado faixa preta 2º dan.

A homenagem aconteceu porque interpretei na vida os ensinamentos do Mestre Funakoshi (leia-se o Dojo Kun e o Ninju Kun). Palavras como "Lutar contra a doença", "vencer uma batalha diária" e "melhorar a cada dia" nada mais são que parte dos ensinamentos do Funakoshi. Por causa da doença, deixei de treinar por uns tempos, mas nunca parei de praticar o Karate Do.

Outro motivo para a homenagem foi que, mesmo doente e acamado, continuei ativo, visitando o Dojo, ligando para saber dos campeonatos, incentivando aqueles que por um motivo ou pro outro não estavam treinando e servindo como exemplo, porque em nenhum momento pensei em parar ou desistir, pelo contrário, o Karate Do apenas me deu mais vontade de ficar curado para poder honrar este dan a mais que me foi concedido.

Recebi minha faixa marrom em 1994. Não realizei o exame para a preta porque eu já tinha atingido meu objetivo técnico e por discordar do valor cobrado pelas federações. Em 2000 fiquei doente e fiz o transplante. No início de 2001 eu já estava treinando com máscara.

Após o transplante, a faixa preta passou a ser um símbolo e resolvi perseguí-la a todo custo e finalmente no dia 8 de fevereiro de 2002 consegui realizar meu exame. Não foi o exame dos meus sonhos, não consegui mostrar tudo o que eu sabia como eu queria mostrar, mas fiz um bom exame. No final de 2003, entrei em um ciclo ininterrupto de infecções, culminando com uma tuberculose (a mesma doença que vitimou Gigo Funakoshi). Passei de 2004 até o momento envolvido apenas com hospitais e internações, tratamentos, isolamento e outros. Agora estou me recuperando do estrago causado (longo tempo acamado, falta de musculatura, dispnéia, depressão e outros).

Hoje tenho uma doença muito peculiar que só quem é transplantado tem: DECH - Doença Enxerto Contra Hospedeiro - que me deixa com várias seqüelas, inclusive baixa capacidade pulmonar. Preocupado? Não. Vai ser mais difícil fazer as coisas, mas tem 2 que jamais deixarei de fazer: Karate e Engenharia.

Leu isso aqui em cima? Foi moleza comparado ao que passei recentemente (Maio/06 – Set/06): 3 meses internado em estado grave; fui entubado, traqueostomizado e perdi todos os movimentos do corpo. Hoje estou me recuperando bem devagar. Quando achei que já tinha chegado ao fundo do poço tinha me enganado. Dessa vez eu cheguei e descobri que tinha muita gente lá pra me ajudar: médicos, enfermeiros e amigos.

Hoje faço oxigenoterapia: utilizo oxigênio para ter aumentar a qualidade de vida, porque tudo é extremamente cansativo (é um aparelho chamado concentrador de oxigênio). Durmo com oxigênio, tomo banho e todo o resto em casa. Para sair de casa, utilizo um equipamento chamado Freelox – é um sistema de oxigênio líquido que é armazenado em casa e enche uma “mochila” portátil de alta duração (e leve); uma vez que o reservatório esvazia, peço recarga do conjunto (pago pelo SUS / Prefeitura RJ). Como seria a vida sem oxigênio? Não quero nem imaginar... a diferença é muito grande.

Tenho cicatrizes pelo corpo que ostento com orgulho, porque cada uma delas representa uma batalha vencida.

Parafraseando um surfista de ondas gigantes (não me lembro o nome): a melhor forma de sobreviver ao tombo é gostando de tomar caldo.

Viva cada dia como se fosse o último.

Quer ser um doador de sangue? Seja um doador regular de sangue.

INCA - http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=119

HEMORIO - http://www.hemorio.rj.gov.br/

Quer seu voluntário para doação de medula óssea?

INCA - http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=118

5 comentários:

KATSUMOTO disse...

Ola Daniel,
Lembro-se de nosso primeiro encontro no Rio, em decorencia daquele Curso no IATE CLUBE. SEi que vc no inicio não gostava muito de minha atitude, sempre critica ao Karate do Brasil, mas que hoje a respeita assim como eu respeito muito vc. Seis posts nos foruns de Karate são sempre muito bons,mas sua energia e felicidade, apesar de todas as coisas que passou e ainda passa, não muito inspiradoras para mim.
Vc é SAMURAI amigo. Literalmente.
Dia 15 de março terei um treinão aqui em Ribeirão Preto, ficaria muito feliz que vc pudesse estar aqui tambem. O Gustavo vem e o Getulio talvez venha tambem....combine com eles. Seria uma honra ter vc aqui. Oss

Cesar Estivales disse...

Daniel, não tinha conhecimento de nada sobre sua luta.
Lendo seu relato fiquei sendo seu admirador. Você é um guerreiro de fato!Sua coragem e determinação me surpreenderam.
Muitos teria sucumbido onde vc venceu!
Que cada dia vc melhore em todos os sentidos!
Um abraço!

Stella disse...

Olá Falcão,

Por ocorrência da conferência da comunidade Kenshusei, quando você citou que se tratava no Inca não sabia bem o que dizer. Quando disse que as médicas eram mais bonitas que as enfermeiras perguntei pois meu marido é da área médica e eles tem lá suas piadinhas sobre isso. Eles dizem que no HCPM (onde meu marido trabalhou por anos) nenhuma delas prestava... nem médicas, nem enfermeiras...(rsrs). Trabalhar todos os dias era como ir à caça de dragões (ohhh maldade masculina!!!)

Normalmente se evita falar sobre quadros de saúde delicados pois no final temos medo/vergonha da nossa própria fraqueza. Pelo conteúdo de seu blog vejo que você sabe lidar com tudo melhor do que qualquer outra pessoa.

Entrei no blog para saber qual o tamanho e extensão da minha gafe e também... porque você reclamou que o adsense não dá nada então resolvi aumentar as tuas visitas kkkkkkkkkkkkkkk (VOU CLICAR EM TODOS OS ANÚNCIOS... Pelo menos 20 centavos você vai ganhar, porra!)

Desejo sorte na tua jornada. Você não precisa de ninguém lhe dizendo o quanto é forte e o quanto a vida vale.

Via de regra, ninguém tem realmente noção do que é capaz de suportar e a grande maioria de nós morre assim, sem ter idéia de quem é.

Te aguardamos na próxima conferência. Podemos não falar merda nenhuma de karate... mas besteira a gente fala de montão. Pelo menos dá para dar boas risadas.

Até lá.

Professor Carlão disse...

Ola Daniel não sei se lembra de mim sou o Cralos Augsuto - vulgo caveirinha que de caveirinha não tenho mais nada bom estou morando são paulo ´interior Presidente Prudente já a 18 anos por convite nesse tempo do lacombe e acabei ficando por aqui fiz a faculdade de educação fisica, mestrado casei hoje dou aulas na Faculdade aqui, no estado e no sesi estou indo para o 5 dan vi seus artigos achei interessante não sei seu conhecimento sobre informatica estou tentando desenvolver uma program de scout do karate que seria muito bem utilzado em todos os segmentso de luta do karate principalmente o olimpico, aqui estou fazendo um ensaio na monografia da Valeria que é atleta da seleção e foi 4 lugar no mundial do japão e é aluna minha da faculdade, acabei achando vc porque procuro email ou contato do dilto s evc tiver me mande ok.
meu emails, carlos@unoeste.br / cacaf1@uol.com.br e quanto toda sua luta não era de se duvidar de alguém que verdadeiramente tem o karate no sangue.
Vou usar seu artigo e sua apostila aqui na faculdade ok
abraços

Vah disse...

olá Daniel meu nome é Valeria e meu filho tem LLA ph+ uma recidiva, ele fará transplante em fevereiro de 2010 e confesso que estou muito apreensiva qtos aos resultados principalmente por causa dessa "doença do hospedeiro" mas li e reli seu relato e estou muito feliz em ver sua força e determinação diante da vida
Ele é assim sabe como voce muito alegre e determinado.
Me fez muito bem ler tudo isso pois me senti mais forte para estar ao lado dele
Obrigada
grande abraço