Amigos

Amigos. Esse é um tema polêmico para quem tem câncer. Não foi apenas comigo, mas a maioria dos que conheci tiveram o mesmo problema: Os amigos nos abandonam - essa é a verdade.

Todos tem desculpas diferentes para não visitar, não ligar; porém todos sabem como você está através de alguém. Muitas vezes a própria doença já causa solidão - por causa da baixa imunidade devidos ao tratamento e assim tendo que ficar afastado um pouco das pessoas para evitar infecções oportunistas - mas quando podemos, não tem ninguém para conversar.

Encontrar pessoas é importante, porque a solidão causa depressão (depressão clínica*). Não somos eremitas nem monges, nosso humor oscila conforme nosso estado. Basta ficar doente para a depressão aumentar e essa é a parte que os amigos não entendem: quando pedimos uma simples visita ou uma ligação telefônica - é para nos ajudar a não entrar em depressão de novo.

Leucemia, câncer, doenças crônicas não são sintomas de morte: se você não sabe como reagir, o que falar, aja naturalmente - brinque com a doença, converse sobre a atualidade mas não finja estar evitando o assunto. Sabemos muito bem nosso estado clínico.

Existe uma única coisa que você jamais deve fazer em hipótese nenhuma: fazer falsas promessas, do tipo: vou te visitar; vou te ligar; vamos sair.... o estrago causado pela expectativa criada e a promessa não cumprida podem ser piores que a depressão...

*Depressão clínica é aquela que você vai regularmente ao psiquiatra para que ele receite remédios, para manter seu (nosso) humor menos alterado. Eu tenho o meu - tomo alguns remédios (inclusive para dormir) - e eu pergunto: será que eu precisaria de tudo isso se "meus amigos" continuassem meus amigos?

Outro dia contei:
  • os amigos que me sobraram cabem nos dedos de apenas 1 das mãos (e sobram dedos)....
  • meu celular parece uma agenda médica

Nenhum comentário: